segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O QUE É A INTERNET?

Hoje em dia as pessoas, nós, estamos literalmente dependentes da Internet. Negócios são tratados por mail, comunicadores instantaneos como o msn fazem parte de ferramentas de trabalho de muitos profissionais.
MAS O QUE É A INTERNET??
Em termos técnicos a internet é uma rede de computadores. Mas o que é uma rede de computadores?
Bem, a muito tempo atras, a medida que as pessoas iam descobrindo os usos dos computadores sentiu-se a necessidade de fazer um computador se comunicar com outro. Foi criado um meio de comunicação entre os computadores que os técnicos chamam de PROTOCOLO, que é bem como um protocolo é. Ao receber um presidente, existem um conjunto de procedimentos que devem ser feitos. Para os computadores é a mesma coisa. Não importa o tipo de máquina que é, o protocolo de comunicação é o mesmo. Por isso que hoje em dia, celulares, notebooks, computadores de mesa e até outros dispositivos como câmeras de video se comunicam uns com os outros, porque todos tem o mesmo protocolo.
Então uma rede de computadores é um computador ligado ao outro, trocando informações com o mesmo protocolo, ou seja, o mesmo jeito de trocar essas informações.
Essa ligação que começou LOCAL se tornou MUNDIAL. Então veja bem, quando a gente diz que vai entrar na INTERNET a gente está usando essa rede. Dentro dessa rede, existem SERVIÇOS que funcionam nessa rede. Para tentar entender imagine que essa REDE é composta de muitos trilhos:
Cada trilho navega um trem. Vamos batizar os trens de EMAIL, MSN, SITES...então por essa mesma rede, trafegam varios trens. Vamos trocar a palavra term por serviço. Então quando diz que acessa a internet, na realidade estamos usando um serviço dela. Claro que hoje em dia, podemos misturar os serviços. Do tipo, se eu sou usuário do GMAIL (da google) eu posso ao mesmo tempo usar o serviço GTALK e falar com algum amigo que tenha o GMAIL tambem como se fosse o msn.
Então a INTERNET é uma rede de computadores com alcance mundial que disponibiliza vários serviços: email, msn, skype...videos...e nunca acaba.
Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário