segunda-feira, 15 de novembro de 2010

WINDOWS??? LINUX???

Quando vamos adquirir um computador, ele vem com windows, linux ou se for da Apple, vem com o MAC OS. Mas o que é isso?
Bem, os computadores são basicamente, maquinas de somar muito rápidas. Eu sempre ensino em minhas aulas de informática que o computador é uma prótese do cérebro, ou seja, o que o computador tem que a gente não tem é velocidade de processamento. Ou seja, a gente pode fazer bem rápido a tabuada do 2, chega na do 9 ja demora e pra resolver a conta de 2314 x 678 a gente demora mais ainda. O computador não.
E o computador fala uma língua só dele que é a tal da LINGUAGEM de máquina.
É assim: o que para nós na tela é uma letra "A" para o computador é algo como 10111100011010101010101100110101. Já viram que para um ser humano é muito difícil memorizar esse código de 32 posições para dar a letra "A" na tela... Mas para o computador não é.
Para que haja uma utilidade possível do computador, algo no meio do caminho deve interpretar o que fazemos do nosso jeito (digitar, mexer o mouse, falar no microfone. abanar pra câmera) e passar para a tal LINGUAGEM DE MÁQUINA é que foi desenvolvido um programa, um software bem especial.
Um programa de computador ou um SOFTWARE é uma seqüencia de instruções em linguagem humana que é traduzida para linguagem de máquina.
Esse programa é o SISTEMA OPERACIONAL e TODA MAQUINA QUE PROCESSA INFORMAÇÃO TEM UM SISTEMA OPERACIONAL mais simples ou mais complexo.
Uma calculador tem sistema operacional, um forno de microondas tem, um DVD player tem, e por aí vai...
Não existem maquina computacional capaz de servir á um humano normal em tarefas normais que não tem sistema operacional.
Então Sistemas Operacionais famosos são o WINDOWS o LINUX e o MAC OS...mas existem e existiram muitos outros.
Se você reparar ao ligar o seu computador existe um processo comum a todos os computadores. O pessoal de informatica chama isso de BOOT. Em inglês BOOT pode ser traduzido por pontapé, nesse caso o pontapé inicial. O Sistema operacional deve vir de fábrica o instalado (normalmente dentro do famoso disco rígido) depois por um especialista. Então quando vocẽ compra um computador ele deve vir com um SISTEMA OPERACIONAL INSTALADO senão ele não funciona. 98% dos problemas que um computador apresenta é devido ao sistema operacional. Um programa externo causou algum dano á instrução ou instruções do sistema operacional, e isso é feito por virus, normalmente.
O Sistema Operacional é uma ponte entre o que a gente precisa fazer e a linguagem da máquina.
Legal né?
Em breve falaremos sobre os sistemas operacionais mais famosos.

2 comentários:

  1. É verdade que o Sr. está fazendo um processador quantico que ao invés de operar com 0 e 1, vai operar com 10K?

    ResponderExcluir